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Quais são os tipos de força muscular – descubra aqui

A atividade física é um dos requisitos fundamentais para alcançar hábitos de vida saudáveis, juntamente com alimentação adequada. Ambos os fatores ajudam a reduzir e prevenir alterações de peso, como sobrepeso ou obesidade, problemas muito comuns na sociedade atual, pois há uma clara tendência aos hábitos nutricionais sedentários e ruins. É muito importante combater esses distúrbios, pois podem causar outras patologias, como doenças cardiovasculares ou diabetes.

Uma das formas de fazer atividade física em uma base regular que a maioria dos seguidores ganhou nos últimos anos foi exercício no ginásio. Existem diferentes tipos de treinamento, dependendo dos objetivos que você deseja alcançar, mas o que muitas pessoas não sabem é que ambos os objetivos e treinamento estão intimamente relacionados aos tipos de força muscular que existem e que condicionam as capacidades da pessoa no tempo do exercício. No pouco, explicamos quais são os tipos de força muscular. Descubra-os!

  1. O que é força muscular
  2. Força pura ou força máxima

O que é força muscular

Quando começamos a treinar no ginásio, o que nos primeiramente são os objetivos que perseguimos. Em alguns casos, é ganho de massa muscular, em outra tonificação e definição. Também muitas pessoas querem combinar os dois objetivos, primeiro com o aumento do músculo e depois com a redução da gordura corporal. Em todos os casos, há um componente básico que nos faz alcançar nossos objetivos quando nos exercitarmos: força.

Uma definição fácil e compreensível de força pode ser a capacidade de cada músculo que forma nosso organismo para produzir uma tensão que atue contra uma resistência. Este conceito é totalmente genérico e refere-se a todos os tipos de força, mas pode-se dizer que existem mais três tipos de força específicos que estão intimamente relacionados à maneira como temos que exercitar. Se desenvolvermos mais um desses tipos, teremos mais facilidade para fazer um certo tipo de atividade física, mas se quisermos melhorar em um que não temos tanta prática, você também pode trabalhar nele desenvolvendo o tipo de força que está relacionada a ele.

Força pura ou força máxima

Logicamente, mais força que temos, mais peso iremos aumentar e maior capacidade de desenvolver massa muscular que teremos. Podemos gerar mais força com treinamento, e se nosso objetivo principal é ganhar força e, em seguida, poder aumentar o músculo, é mais aconselhável aumentar a força pura ou máxima.

Para que seja entendido de uma maneira simples, a força pura é aquela que somos capazes de produzir quando realizamos uma única repetição de um exercício. Ou seja, vamos usar praticamente 100% de nossa força para fazer uma repetição com o peso máximo possível. Treinamento dessa maneira você ganhará mais força que você pode então usar em exercícios subseqüentes para obter o restante dos objetivos. Tenha em mente que, ao treinar a força máxima, você não pode contar com a ajuda de um parceiro para executar a única repetição que você deve fazer. Você pode fazer três ou quatro séries de uma repetição, dependendo da exaustão muscular.

Força explosiva

A este tipo de força também é chamado de energia. É definido como a velocidade em que nossos músculos podem mover um peso. Com esse tipo de força, o que ganhamos é explosividade e velocidade em movimento, bem como massa muscular.

Se você quiser trabalhar esses objetivos, seu treino deve ser baseado em três ou quatro séries de máxima 6 repetições. Você também deve escolher um peso entre 70% e 80% de força, para que você atinja a última repetição cansada. É um dos treinos escolhidos para desenvolver massa muscular e ganhar poder no músculo, pois geralmente é bastante eficaz tanto com o trem superior e inferior.

Força de resistência

O último tipo de força refere-se à quantidade de tempo que a força pode estar agindo, ou seja, a quantidade de tempo que um músculo pode gerar que a tensão atue contra uma resistência. Este tipo de força é aquele que corresponde a exercícios de tonificação, uma vez que envolve fazer mais repetições com pesos menores.

Para trabalhar a força de força, faça quatro séries de doze repetições com pesos que correspondam a 60% da sua força. Desta forma, você estará fortalecendo e tonifica o músculo e eliminando a gordura.

Agora que você já sabe quais são os tipos de força muscular, você pode estar interessado neste outro artigo sobre como fazer um treinamento de força.

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